Resumo Trabalho

DESINSTALANDO O CISTEMA: UMA EXPERINCIA DO PIBID-UFBA DE SOCIOLOGIA NA DISCUSSO DE GNERO E IDENTIDADE DE GNERO NO COLGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO

Autor(es): LUCAS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS, LILIAM AQUINO MEIRELES DOS SANTOS

A instituio escolar tem um forte papel em distinguir e normalizar. Ao longo da histria desenvolveu diversos mecanismos de disciplinarizao a fim de garantir a norma. Em uma sociedade em que o normal masculino, cisgnero, binrio e heterossexual o espao das mulheres e LGBTs tem sido o da subalternidade. O tradicional no-dizer sobre o gnero e sexualidade impe a esses sujeitos a posio de um no-lugar, trata-se de uma pretenso de elimin-los do conjunto das possibilidades de existncia e/ou de subalterniz-los. Falar de gnero e identidade de gnero na escola ento imprescindvel para uma educao que se compreenda enquanto democrtica e inclusiva. A interveno do PIBID-UFBA de Sociologia no Colgio Estadual Thales de Azevedo relatada aqui vem no sentido de pr em prtica uma perspectiva pedaggica que dignifique esses sujeitos e revele os processos pelos quais alguns so normalizados e outros marginalizados.

Veja o artigo completo: PDF