Resumo Trabalho

DISCUSSO DE GNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PBLICA DE PERNAMBUCO-BRASIL

Autor(es): ALICELY ARAJO CORREIA, FABIANA OLIVEIRA DOS SANTOS GOMES, RITA PATRICIA ALMEIDA DE OLIVEIRA

A escola um ambiente propicio para o exerccio e aprendizado das interaes sociais educativas. Neste contexto, a sexualidade deve ser vista como parte integrante da construo da identidade, ao contrrio do que se tem deliberadamente divulgado, falar em uma educao que promova a igualdade de gnero no significa anular as diferenas percebidas entre as pessoas, mas garantir um espao democrtico, onde tais diferenas no se desdobram em desigualdades, hierarquias ou marginalizaes. Diante dessa perspectiva, o presente estudo de caso problematiza a questo: sexualidade, gnero e educao enfatizando a importncia de promover prticas educativas, palestras e oficinas, de maneira significativa e contextualizada, oportunizando aos escolares incorporar valores, desenvolver o senso crtico e construir saberes e deveres. O procedimento metodolgico utilizado no estudo de caso, foi baseado na vivncia escolar e dinmica pedaggica a partir de prticas educativas aplicadas aps a observao dos fatos ocorridos em espaos especficos da unidade de ensino. Com o xito das atividades aplicadas, foi notria a mudana de atitudes dos escolares, frente sexualidade tais como: respeito, envolvimento, amadurecimento e participao nas atividades desenvolvidas. Alm disso, houve troca de experincias proporcionando escolhas, elaborao de conceitos, valorizao de sentimentos individuais e coletivos, atravs dos quais, os participantes, conseguiram avaliar seus limites e possibilidades de escolhas relacionadas construo de valores e da prpria sexualidade.

Veja o artigo completo: PDF