Resumo Trabalho

EDUCAO SEXUAL, ADOLESCNCIA, PSICANLISE E FORMAO DE PROFESSORES

Autor(es): GISELI MONTEIRO GAGLIOTTO, JOICE CORDEIRO DOS SANTOS, TAILIZE MANARIN

O trabalho alude a uma pesquisa terico-bibliogrfica com o objetivo de discutir os aspectos envolvidos na construo da sexualidade humana; compreender o papel da famlia, da escola e do Estado no que se refere educao sexual de crianas e adolescentes. Recorreu-se aos estudos de educao sexual realizados pelas autoras: Mary Neide Damico Figueir e Isaura Guimares. Abordou-se os conceitos de adolescncia, sexualidade e educao sexual, tomando a psicanlise freudiana como aporte terico-cientfico. Compreende-se que a educao sexual inserida na criana desde a sua concepo, atravs dos adultos que de forma direta e indireta transmitem ela o significado do que ser homem e do que ser mulher. Assim, a escola e os professores, constituem-se agentes na construo da sexualidade humana. Contudo, tratar de sexualidade na escola, requer uma reeducao que busque atravs de uma fundamentao terica e cientifica, oportunizar o desenvolvimento de professores e adolescentes de maneira a viverem a sua sexualidade de forma responsvel e prazerosa. Conclui-se que a famlia o local primrio na construo do homem e da mulher que cada um traz dentro de si. A ao da escola ser a de educadora secundria e a bagagem da educao informal adquirida na famlia, o ponto de partida para se pensar educao sexual na escola. Enfatiza-se que, para alcanar resultados satisfatrios, o trabalho de educao sexual precisa abranger a famlia, a escola e o Estado por meio de projetos em nvel governamental que envolva todas as esferas.

Veja o artigo completo: PDF