Resumo Trabalho

(RE)PENSANDO SEXUALIDADES E GNEROS: RELATOS DE DOCENTES SOBRE HOMOFOBIA NA ESCOLA

Autor(es): ELAINE DE JESUS SOUZA

As sexualidades e os gneros provocam desafios e inquietaes na trajetria acadmica e docente. Como uma forma de problematizar discursos que instituem normas sexuais e de gnero, e visando contribuir para a desestabilizao das distintas faces da homofobia manifestada no cenrio escolar, esse estudo examinou algumas cenas escolares relatadas por docentes de duas escolas pblicas localizadas em um municpio sergipano. Desse modo, a partir de cenas escolares, busquei problematizar discursos que englobam saberes e prticas relativas s sexualidades e aos gneros, engendrando preconceitos e discriminaes que compem o arsenal da homofobia expressa de modo sutil ou manifesto nos distintos espaos educativos. Assim, como educadores/as importar-nos problematizar discursos pautados numa lgica binria e heteronormativa, que ao se instalarem no ambiente escolar, (re)produzem essencialismos e normatizaes acerca das sexualidades e dos gneros.

Veja o artigo completo: PDF