Resumo Trabalho

ENTRE O SER E VIVER: A CONSTRUO DA IDENTIDADE TNICO-RACIAL DO DISCENTE

Autor(es): JOELMA ARAUJO BORGES DE MELO, KNIA GONALVES COSTA e orientado por PROF. DR. KNIA GONALVES COSTA e orientado por PROF. DR. KNIA GONALVES COSTA

A pesquisa buscou mostrar a importncia da educao bsica para a formao tnico-racial do estudante na construo de sua identidade prpria. Este estudo emerge com a lei n. 10.639/03 que se tratada da obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ento alterada pela lei n. 11.645/08, que inclui tambm a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Indgena, pois no se pode valorizar uma cultura em detrimento de outra. Refletindo sobre as demandas e diretrizes curriculares nacionais para implementao dessa lei, tendo como cerne o currculo formal e o currculo praticado com o proposto de percebermos como acontece valorizao da diversidade tnico-racial, principalmente ao que se refere aos afrodescendentes e indgenas do Colgio Estadual Jorge Amado (Araguana TO). A pesquisa foi desenvolvida a partir das observaes, pesquisa bibliogrfica, anlise documental, coleta de dados primrios e secundrios realizando uma pesquisa com caractersticas qualitativa e quantitativa que caminha lado a lado com a subjetividade da fenomenologia por buscar compreender o sentimento individual do estudante sobre sua identidade. Diante das vrias dificuldades em se discutir as relaes tnico-racial na unidade escolar entendemos que a escola um lugar privilegiado e pode usar seu poder de influencia na construo de uma nova sociedade, trabalhando no combate a discriminao e desencorajando a forma pejorativa como vem sendo tratado grupos tnicos. Devendo o colgio se dispor a trabalha com efetividade a valorizao dos grupos ticos, juntamente com um trabalho de aprimoramento dos conhecimentos dos professores sobre a educao das relaes tnico-raciais.

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