Resumo Trabalho

RELAO ENTRE GNERO, EDUCAO FSICA E ESPORTE

Autor(es): XENUSA PEREIRA NUNES, GUDIA MARIA COSTA LEITE PEREIRA e orientado por JULIANELI TOLENTINO DE LIMA e orientado por JULIANELI TOLENTINO DE LIMA

O estudo se justifica por permitir a reflexo e contribuir com os debates sobre as relaes de poder entre gnero, na Educao Fsica e esporte. O artigo objetivou investigar, na literatura cientfica, informaes que comprovassem a relao existente entre gnero, Educao Fsica e esporte, avaliando a existncia ou no da desigualdade de gnero nesta relao. Foram selecionados artigos das bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, publicados no perodo de 1998 a 2017, utilizando os seguintes descritores: gnero, educao fsica, esportes e preconceito. Como critrios de incluso: a) estudos originais publicados de 1998 a 2017. Como critrio de excluso: a) artigos fora do perodo especificado e b) relatos de caso. Dois pesquisadores independentes realizaram as buscas. No total, 16 estudos foram selecionados. Foram realizadas leituras a partir do ttulo, passando pelo resumo e, caso atendesse aos critrios de incluso, foi realizada a leitura completa do estudo. No caso da Educao Fsica, mais especificamente nas atividades esportivas, observa-se a tradio dos valores e normas masculinas dominantes que reafirmam o mito do sexo forte e limitam o espao feminino, porm a identidade de gnero deve ser compreendida como uma construo e no como um destino traado pela biologia do sexo. A Educao Fsica e alguns esportes marcam de forma explcita as identidades de gnero, sendo preciso encontrar caminhos que alterem esta configurao social das relaes de poder entre os gneros, diminuindo as hierarquias e esteretipos impostos socialmente, contribuindo na construo da identidade de gneros tendo em vista a sua pluralidade.

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