Resumo Trabalho

AS MULHERES NEGRAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITAMATATIUA E A ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE FSICA: ENTRE O PROTAGONISMO CULTURAL E O NO PROTAGONISMO ESCOLAR

Autor(es): DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA, JACKSON RONIE S DA SILVA, THIRZA PAVAN SORPRESO e orientado por THIRZA PAVAN SORPRESO e orientado por THIRZA PAVAN SORPRESO

Este artigo resultado de uma pesquisa bibliogrfica e procura destacar a relao entre as mulheres negras da Comunidade Quilombola de Itamatatiua, as prticas da produo de cermicas e a abordagem CTS. Pretendeu-se evidenciar o protagonismo cultural e no protagonismo educacional da mulher negra, no cenrio da cidade de Alcntara-MA. O trabalho se inicia com uma breve abordagem da histria dos quilombos no Brasil e, em especial, em Alcntara com a finalidade de situar o leitor sobre a questo quilombola e a identidade feminina negra nessas comunidades. Em seguida, abordado sobre a mulher negra no contexto educacional de Alcntara e por fim, analisado como a Fsica apresenta-se como campo do conhecimento na produo de cermicas, alm de ser proposto um ensino de Fsica na educao formal sob o vis da abordagem CTS, apontado para uma forma diferenciada no ensino desta disciplina na educao quilombola.

Veja o artigo completo: PDF