Resumo Trabalho

(RE)PENSANDO SEXUALIDADE E GNERO: RELATOS DE DOCENTES SOBRE HOMOFOBIA NA ESCOLA

Autor(es): ELAINE DE JESUS SOUZA

As temticas sexualidade e gnero provocam desafios e inquietaes na trajetria acadmica e docente. Como uma forma de problematizar discursos que instituem normas sexuais e de gnero, e visando contribuir para a desestabilizao das distintas faces da homofobia manifestada no cenrio escolar, esse estudo examina algumas cenas escolares relatadas por docentes de duas escolas pblicas localizadas em um municpio sergipano. Desse modo, a partir de cenas escolares, busco problematizar discursos que englobam saberes e prticas acerca das sexualidades e dos gneros, engendrando preconceitos e discriminaes que compem o arsenal da homofobia expressa de modo sutil ou manifesto nos distintos espaos educativos. Assim, como educadores/as importar-nos problematizar discursos pautados numa lgica binria e heteronormativa, que ao se instalarem no ambiente escolar, (re)produzem essencialismos e normatizaes acerca de sexualidade e gnero.

Veja o artigo completo: PDF