Resumo Trabalho

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LNGUA INGLESA: DISCUTINDO PRECONCEITOS EM SALA DE AULA

Autor(es): SUZANA FERREIRA PAULINO, ALICELY ARAJO CORREIA

A sociedade Nordestina brasileira marcadamente constituda por uma organizao cultural machista e coronelista. Em pesquisa realizada em 2013, essa regio liderou o ranking da violncia homofbica no Brasil com 43% do total de casos registrados. Os resultados indicaram que Pernambuco apresentou a maior quantidade de assassinatos: 34 vtimas, em segundo e terceiro lugares vieram os estados da Bahia e da Paraba, com 20 e 17 vtimas, respectivamente. A cidade de Recife liderara no ndice desse crime, com 12 assassinatos. A homofobia faz parte da socializao das crianas e jovens, e se manifesta desde os primeiros anos e em vrios ambientes sociais, como a escola, refletindo-se em rejeio e violncia. Este artigo tem por objetivo discutir a discriminao, invisibilizao e excluso de LGBTTs na sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da lngua inglesa e refletir sobre preconceitos sociais de carter homofbico. O referido tema desconsiderado nas abordagens de ensino por ser tabu e/ou polmico e pela crena de que o ensino de idiomas direcionado apenas a aspectos gramaticais. urgente a discusso da temtica nos processos educacionais, formais e informais, uma vez que o ensino de lngua inglesa abarca aspectos culturais, polticos e histrico-sociais. papel do professor perceber e intervir contra situaes discriminatrias em sala de aula de ingls, pois ignorar os fatos provoca desmotivao e evaso dos estudantes vtimas da discriminao.

Veja o artigo completo: PDF