Resumo Trabalho

CORPOREIDADE INFANTIL NA ESCOLA: UMA LEITURA PEDAGGICA FEMINISTA

Autor(es): FRANCINEIDE MARQUES DA CONCEIO SANTOS, ISABELLA NARA COSTA ALVES e orientado por DENISE MARIA BOTELHO e orientado por DENISE MARIA BOTELHO

Este trabalho discute a construo da corporeidade de meninos e meninas feita pela escola, sob o ponto de vista de uma pedagogia feminista. Para tanto, faz uma reviso bibliogrfica de autores e autoras e, para atingirmos nosso objetivo, problematizamos o significado de corporeidade e como esta (re)(des)construda na escola. Escolhemos o caminho metodolgico a partir de uma discusso bibliogrfica a partir de textos que discutem a temtica, especialmente sob a perspectiva feminista. Nos resultados pudemos observar que autoras e autores que se dedicam aos Estudos Feministas tm influenciado a elaborao de um currculo que insere a temtica da diversidade na escola trazendo discusses importantes para as salas de aula, no intuito de aproximar educadoras de uma pedagogia que considera o respeito s distintas pertenas corporais para que seja possvel (re)formulaes de conceitos de feminilidades e masculinidades dentro do mbito escolar.

Veja o artigo completo: PDF