Resumo Trabalho

TRABALHO, GNERO E EDUCAO PROFISSIONALIZANTE: PRA ONDE ELAS E ELES VO?

Autor(es): FABIANA FREITAS COSTA

A partir das reflexes e problematizaes geradoras do projeto de doutorado recentemente iniciado, este trabalho se prope discutir elementos empricos e tericos que apontam para a lacuna na investigao sobre as trajetrias acadmicas e profissionais, sob o enfoque de gnero, de estudantes que j passaram pelo ensino tcnico integrado. Considerando o fato de que a pesquisa de doutorado, de onde parte as reflexes deste trabalho, encontra-se em sua fase inicial de levantamento bibliogrfico, a contribuio desta comunicao se concentrar na discusso que oferea pistas para o debate sobre gnero e trabalho no contexto do ensino profissionalizante. Para tanto, partiremos do levantamento bibliogrfico inicial sobre o tema, alm das primeiras informaes levantadas sobre o lcus da pesquisa e a composio de estudantes ingressantes no IFBA campus Simes Filho em 2007, por sexo. As questes levantadas e as lacunas na bibliografia sobre o tema apontadas at aqui nos levam a insistir na pergunta que d o ttulo a esse trabalho e nos levam compreenso de que, na anlise da trajetria acadmica e profissional de jovens egressos/as do ensino tcnico, a inter-relao entre educao e gnero no pode ser negligenciada. Ainda que sustentemos a afirmao de que os espaos industriais ou o universo do ensino tcnico possam se configurar em ambiente hostil s mulheres, tendo em vista uma socializao que constri expectativas de gnero excludentes, no possvel deixar de fora a compreenso que as estudantes que se inscrevem em cursos dessa natureza j esto mostrando a fora da subverso a essas expectativas de gnero.

Veja o artigo completo: PDF