Resumo Trabalho

RESPEITO E ACEITAO NA ESCOLARIZAO DE LGBT: UM OLHAR ATRAVS DE SUAS REPRESENTAES SOCIAIS

Autor(es): FRANCISCO EDNARDO BARROSO DUARTE

O objetivo deste artigo visa problematizar a escolarizao de pessoas LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) considerando a ligao entre suas histrias de vida, enfrentamentos contra o preconceito e a discriminao experimentada em ambiente escolar durante suas vidas escolares, bem como o impacto destas experincias em suas expectativas e projees de futuro. Para tanto, sero analisados os discursos de quatro universitrios cujas sexualidades se encaixam nesta legenda e os quais divagam sobre as seguintes temticas: escola, homofobia e projetos de vida. O referencial terico utiliza a Teoria das Representaes Sociais e o mtodo utilizado se baseia nos pressupostos da Teoria Queer, que analisa os discursos a partir da perspectiva da desconstruo dos conceitos de normalizao da sexualidade e das polticas de controle de corpos. Como resultados, percebemos que as experincias escolares de pessoas de sexualidades no normativas podem ter impacto na formao de suas identidades sociais e podem definir a execuo ou no de seus projetos de vida.

Veja o artigo completo: PDF