Resumo Trabalho

O EMPODERAMENTO DAS PROFESSORAS (ES) E O EXERCCIO DA IGUALDADE DE GNERO NA EDUCAO INFANTIL

Autor(es): THAS TAVARES DE LIRA e orientado por CRISTIANNE LOPES DE LIMA CASTRO e orientado por CRISTIANNE LOPES DE LIMA CASTRO

Para compreender os motivos que mobilizam defender a igualdade gnero, sobretudo, o papel das professoras e a construo feita entorno de sua profisso, preciso resgatar a histria das mulheres no Brasil afim de compreender a condio da mulher e professora por volta do sculo XIX e sua evoluo enquanto protagonistas na rea profissional assim como suas lutas por direitos e igualdade na sociedade. A presente pesquisa tem como objetivo reafirmar o empoderamento das professoras(es) assim como a importncia da igualdade de gnero na educao infantil. Nessa fase, em que a criana est em processo de desenvolvimento, julgamos ser o ponto de partida para descontruir esteretipos e fazer o espao escolar como ponte para a construir crianas conscientes e adultos humanizados. Sendo assim, fizemos um contexto histrico da luta das professoras e mulheres na sociedade ratificando a importncia de se reafirmarem enquanto profissionais da educao e mtodos de ensinos para a introduo da igualdade de gnero na educao infantil. O trabalho prope possibilidades para a equidade, respeito e representatividade para professoras e mulheres.

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