Resumo Trabalho

A ESCOLA FEMINIS: UMA EXPERINCIA DE PEDAGOGIA FEMINISTA RURAL NO NORDESTE DO BRASIL

Autor(es): GABRIELA MONTEIRO ARAJO

O trabalho um relato da experincia realizada pelas mulheres do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) ao amadurecer as prticas pedaggicas feministas rurais e construir a Escola Feminista. Excludas historicamente por mltiplas opresses, as mulheres rurais nordestinas acreditam na formao feminista e na multiplicao dos conhecimentos como estratgias valiosas para a participao efetiva na sociedade brasileira e tambm para transformao dessa mesma sociedade e reafirmao do protagonismo das trabalhadoras rurais nordestinas. A partir de uma diversidade de saberes e de identidades com o protagonismo de agricultoras, assentadas, quilombolas, indgenas, pescadoras, quebradeiras de coco e artess as atividades de formao polticas das feministas rurais, planejadas e desenvolvidas por elas mesmas, tem criado um ambiente seguro, onde possvel refletir sobre as dificuldades e opresses que as mulheres enfrentam no seu cotidiano. Essa reflexo partilhada tem possibilitado o fortalecimento e a autonomia das mulheres sobre suas prprias vidas, transformando as relaes nas famlias, na comunidade e nos vrios espaos que elas vm ocupando. O presente estudo investiga como elas assumem e elaboram suas prticas educativas, desenvolvendo uma pedagogia coerente com o contexto em que vivem e consolidando uma agenda poltica feminista, anti-racista e anti-capitalista.

Veja o artigo completo: PDF