Resumo Trabalho

GNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: A LUTA POR RECONHECIMENTO, RESPEITO E DIREITOS NA CONTRAMO DO NEOCONSERVADORISMO.

Autor(es): VICTOR HUGO DE OLIVEIRA PINTO

O presente trabalho tem como objetivo analisar de maneira crtica o avano da bancada poltica neopentecostal, suas relaes com o movimento neoconservador no Brasil e as suas implicaes na questo dos problemas de gnero e sexualidade nas escolas. A metodologia parte de uma abordagem bibliogrfica a partir da anlise problematizadora do currculo oculto, das prticas cotidianas das escolas e anlise crtica dos projetos de lei que probem a discusso de gnero e sexualidade nas escolas. Possui significativa relevncia por tratar de uma questo que afeta diretamente as relaes de gnero e sexualidade a partir da ascenso de polticas proibitivas legitimadas por concepes religiosas que atualmente esto arraigadas na esfera poltica. Os resultados e as discusses revelam que existe uma inverso de polaridades na disputa pela hegemonia de pensamento atravs de todo um processo de desconstruo da laicidade do Estado e do apreo constitucional de incluso em detrimento de concepes religiosas. Com base na distoro e dissimulao de discursos equivocados de polticos neoconservadores, legitima-se legislaes proibitivas em relao a esta discusso nas escolas atravs de disseminaes de que supostamente existe um plano da agenda LGBT de ensinar homossexualidade na escola ou de ditadura gay. Com base nestes dados buscou-se investigar o que representa o neoconservadorismo e suas estratgias na disputa hegemnica. Conclui-se que torna-se necessrio uma agenda de combate e conscientizao poltica do que representa estes pretextos e elucidar o preconceito presente na agenda poltica neoconservadora como meio efetivo para combater seus discursos inflamados e a legitimao de preconceitos via educao.

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