Resumo Trabalho

O DESCORTINAR DA DEFICINCIA E A EDUCAO SEXUAL: VIVNCIAS DE UMA ESCOLA PBLICA EM FEIRA DE SANTANA-BA

Autor(es): DBORA ARAJO LEAL, DELVANS ARAJO LEAL

Este estudo um recorte do trabalho de concluso de curso da Especializao em Educao Especial realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. As discusses relativas educao sexual e a incluso de pessoas com necessidades educativas especiais nos espaos escolares, surgiram no inicio do sculo XX, e somente na dcada de 1980 tornaram-se urgentes devido s mudanas ocorridas na sociedade como as altas taxas de gravidez na adolescncia e o aumento do nmero de casos com HIV. Vrios autores tm defendido que toda pessoa com necessidades educativas especiais ntegra na sua sexualidade. Isto , independentemente das possveis limitaes e complicaes, ningum se torna assexuado em funo de uma deficincia fsica, sensorial ou mental. Objetivou-se sob a tica das educadoras de uma escola pblica de Feira de Santana-BA como o tema deficincia e educao sexual vem sendo incorporado nas prticas pedaggicas. Estudo de natureza qualitativa que utilizou o questionrio e a entrevista semi estruturada. O material emprico obtido foi analisado segundo a Tcnica de Anlise de Contedo, modalidade temtica, que culminou nos seguintes temas: O olhar das educadoras: o discurso oficial versus cotidiano pedaggico; A dialogicidade entre valores e prticas profissionais; A (dis) funo escola/famlia no fazer pedaggico;. O estudo evidenciou que h um comprometimento por parte das educadoras no que tange o tratamento da educao sexual e deficincia, porm a famlia precisa ser mais integrada nesse processo. Sugere-se investimento em estratgias que possibilitem um entrosamento entre famlia/aluno/escola/educador, fortalecendo o potencial gerador de formao/informao, consolidando-se de fato em uma proposta operacional.

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