Resumo Trabalho

A DECISO DE PUBLICITRIOS HOMENS EM DEIXAR AGNCIAS CARIOCAS PARA EXERCER A PROFISSO EM OUTROS MERCADOS CRIATIVOS

Autor(es): ROBERTO ALVAREZ DE S FILHO e orientado por PROF. DR. DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS

O objetivo deste trabalho investigar por que publicitrios, um mercado que se mostra predominantemente masculino, decidiram deixar agncias da cidade do Rio de Janeiro para exercer a profisso no mercado publicitrio paulista ou de cidades criativas no exterior nas ltimas duas dcadas. Sustenta-se que as decises tomadas estejam relacionadas maior instabilidade financeira de tais publicitrios diante da reduo das receitas das agncias locais e da diminuio dos gastos com publicidade por empresas contratantes diante do agravamento da crise poltico-econmica no municpio desde o incio da dcada passada. Alm disso, a deciso desses profissionais de deixar o setor da publicidade do Rio de Janeiro mostra-se ligada ao menor reconhecimento dos publicitrios, por seus pares e pelo pblico, pela autoria de ideias nessa cidade em relao a So Paulo e cidades criativas no exterior.

Veja o artigo completo: PDF