Resumo Trabalho

O USO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APP INVENTOR COMO UM RECURSO DIDÁTICO-LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autor(es): FERNANDA BARBOSA DE MORAES, EDUARDO GOMES LOPES, MATEUS MARQUES VITAL BARRETO DOS SANTOS e orientado por BRUNO LOPES OLIVEIRA DA SILVA

O presente trabalho é uma proposta de aplicação de atividade, a ser futuramente realizada sob regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos da 1º série do Ensino Médio, por estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, situado na cidade de Pesqueira. Devido à grande defasagem que temos atualmente no ensino efetivo dos conteúdos matemáticos, buscamos desenvolver um trabalho através do qual, os estudantes possam compreender os assuntos abordados e conhecer pelo menos uma, dentre as inúmeras existentes, aplicações matemáticas, principalmente quando relacionamos a matemática com o eixo tecnológico. Espera-se que, com a realização deste trabalho, o público alvo obtenha ou desenvolva a habilidade de relacionar a matemática da sala de aula com a matemática utilizada de forma prática, presente em sua maioria, no seu cotidiano. No mais, atentamos para o despertar dos estudantes para o desenvolvimento de aplicativos que os auxiliem em seus estudos diários e em sua vida dentro e fora da instituição acadêmica escolar.

Veja o artigo completo: PDF