Resumo Trabalho

O GEOGEBRA E O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS MATEMÁTICOS: RESIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO.

Autor(es): MAIARA MARIA BEZERRA , LUIS HAVELANGE SOARES e orientado por LUíS HAVELANGE SOARES

Este artigo apresenta os resultados do trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia da Paraíba (IFPB), do Curso de Licenciatura em Matemática. A presente pesquisa traz as seguintes inquietações: quais as potencialidades dos recursos computacionais para o processo de representação do conhecimento matemático? Como utiliza-los nas práticas de ensino? Especificamente com o software GeoGebra. Ferramenta potencial e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Como perfil teórico, apresenta uma reflexão sobre a natureza do conhecimento matemático, a caracterização dos objetos matemáticos, os recursos computacionais e o processo de representação e sua importância para prática escolar. Faz-se uma breve apresentação do software GeoGebra e de suas características. Na busca de significância para o uso nas práticas de ensino foram apresentadas situações didáticas usando o GeoGebra, com imagens representadas pelo mesmo, com dinâmica gráfica, especificando as características de cada objeto em estudo. Para confrontar a nossa hipótese da importância do software para representação de objetos matemáticos, foi aplicado um questionário de pesquisa com discentes de uma turma do 1°Ano do Ensino Médio Integrado do IFPB. Os resultados indicam que os discentes consideraram importante o uso dessa ferramenta nas práticas escolares, visto que disponibiliza recursos essenciais para compreensão algébrica e geométrica de objetos matemáticos.

Veja o artigo completo: PDF