Resumo Trabalho

O USO DE TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO GRÁFICA DE CURVAS PLANAS PARAMETRIZADAS NO WINPLOT

Autor(es): FRANCINETTE MENDES LOPES, GIRLEANE RODRIGUES FLORENTINO e orientado por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA DA SILVA

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a aplicação do minicurso “Parametrizando Curvas Planas e Fazendo Gráficos Animados no Winplot”, realizado nas dependências do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira, durante a realização do VII Pluri Pesqueira. O publico alvo do minicurso foram os licenciando dos cursos de Matemática e Física do campus e professores da educação básica, a proposta consistia em familiariza o estudante com software Winplot e regata um pouco da rica história do estudo de cinco curvas famosas e importantes para a Matemática, Física e Engenharias. Embasados Eves (2004), Simmons (1988), Torres (1999) e Ferretto (2003) foram apresentadas, os aspectos históricos das curvas parametrizadas sendo elas: a ciclóide, a curva de Agnesi, a cissóide de Diócles, a astróide e o caracol de Pascal. Distribuímos para os participantes um material contento orientações para a parametrização das curvas planas e o passo a passo para a construção das curvas no Winplot. Devido às dificuldades de ensino da Matemática, ocorrem necessidades de novos métodos de ensino, a utilização dos recursos computacionais para o ensino e aprendizagem da matemática emerge como uma possibilidade de diminuir essas dificuldades. Durante o minicurso os estudantes se mostraram muito interessados com a manipulação do Winplot é sua possível aplicação de ensino na educação basca.

Veja o artigo completo: PDF