Resumo Trabalho

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONÍVEIS NO BANCOINTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARATRIGONOMETRIA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Autor(es): ERICA EDMAJAN DE ABREU, FELÍCIA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA, MATEUS ROCHA DE SOUSA e orientado por EDILSON LEITE DA SILVA

No contexto da sociedade moderna a tecnologia é como um grande organismo vivo, que faz os usuários estarem mais conectados e dependentes. A educação insere-se neste contexto, pois necessita utilizá-la para proporcionar ao discente uma aprendizagem significativa na qual o caminho percorrido seja dinâmico e prazeroso. A utilização das tecnologias no ambiente educacional cria possibilidades para a transformação de antigos paradigmas educacionais e auxilia o professor na execução de atividades pedagógicas inovadoras. Um dos auxílios que o professor pode utilizar são os objetos virtuais de aprendizagem que possibilitam a capacidade de tornar a teoria em algo concreto através de simulações, além de proporcionar a interação entre tecnologia e conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar para alunos e professores Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) no ensino da matemática, com ênfase no conteúdo trigonometria em todos os níveis de ensino disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Os dados apresentados mostram que no BIOE em quase todos os níveis de ensino estão disponíveis OVAs para o ensino de trigonometria, além de expor a organização e como acessar de maneira gratuita o BIOE. A pesquisa contribui para inovar o processo educacional em sala de aula e fora dela e enfatiza a importância do professor trabalhar as tecnologias no ensino da trigonometria.

Veja o artigo completo: PDF