Resumo Trabalho

GAMEFICAÇÃO DA SALA DE AULA: O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autor(es): MATHEUS KLISMAN DE CASTRO E SILVA, MILENA CAROLINA DOS SANTOS MANGUEIRA

Buscar formas de dinamizar as aulas através das tecnologias da informação e comunicação é uma realidade no nosso contexto social atual. Ao pesquisar sobre novas ferramentas que poderiam melhor o ensino aprendizagem surgiu a ferramenta Kahoot. Analisar o Kahoot como ferramenta didático-pedagógica no ensino e aprendizagem em matemática é o nosso intuito. Para isso utilizamos como metodologia a Engenharia Didática proposta por Artigue (1996) que tem como principal fator realizar uma experimentação e recolher dados direto da fonte. A recolha de dados foi feita durante o uso da ferramenta onde a quantidade de acessos, acertos e erros, assim como o tempo para responder as questões eram armazenadas diretamente na plataforma. Esses dados foram organizados através do software Microsoft Excel 2007 e posteriormente expostos através de tabelas e gráficos. Após a aplicação foi possível verificar que a ferramenta Kahoot tem grande potencial didático-pedagógico e foi bastante eficaz pra o melhor aproveitamento das aulas de matemática da Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa.

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