Resumo Trabalho

POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS DO USO DA IMAGEM VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ENVOLVENDO SEMIÓTICA EM UMA FAN PAGE E LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS

Autor(es): LUCIANO GOMES SOARES e orientado por JOSÉ JOELSON PIMENTEL DE ALMEIDA

Com a evolução atual das tecnologias e das redes sociais, a imagem, que percorreu um logo caminho de inovações e transformações durante décadas, hoje, se tornou uma poderosa e incrível ferramenta podendo ser usada como objeto de construção do conhecimento, podendo despertar o interesse daqueles que usam recursos visuais em suas metodologias. No presente trabalho, temos a questão de investigação: qual o papel que exerce a imagem virtual em páginas de Matemática da rede social Facebook? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratória, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados iniciais indicam que a imagem virtual das páginas de Matemática do Facebook podem exercer um papel didático e assumir algumas funções, contribuindo no processo para o desenvolvimento de conhecimentos, em relação aos diversos conteúdos de Matemática. Quanto à Semiótica, a partir dela, podemos estudar a relação de como os signos, as imagens, os símbolos se apresentam em nossa mente, especialmente, por meio das atividades que classificamos como “Desafios Simbólicos” do tipo “Figura Ilustrativa”. Detectamos a presença de poucas atividades desse tipo nos livros didáticos digitais pesquisados, principalmente nos livros do 9º ano do Ensino Fundamental II. Acreditamos que esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância da inserção da imagem virtual como recurso imagético em sala de aula que, de forma planejada, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

Veja o artigo completo: PDF