Resumo Trabalho

O SOFTWARE “ROLETA MATEMÁTICA” NO AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE PROBABILIDADE

Autor(es): DANIEL CARLOS FERNANDES DE QUEIROZ, ELIDIER ALVES DA SILVA JÚNIOR, GISELE REGINA SANTOS OLIVEIRA, PAULO HENRIQUE DE ARAÚJO CARLOS e orientado por AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO

Este presente artigo visa apresentar um projeto do trabalho de conclusão de curso de licenciatura em matemática. Através dele apresentaremos uma nova forma de trabalhar o conteúdo de probabilidade, onde iremos propor um software, o “roleta matemática”, como uma alternativa ao ensino e a aprendizagem de matemática. Devido ao grande déficit e a repulsão dos alunos na disciplina de matemática, precisamos discutir como reverter esse quadro, como tornar as aulas de matemática mais atraentes. Dessa forma apresentamos algumas tendências em educação matemática como forma de apresentar ideias para melhorar a forma de ensinar matemática, onde destacaremos as novas tecnologias, os jogos e a história da matemática, todos elas atreladas ao software. Apresentamos uma discussão de Borba e penteado onde eles mostram que o problema da falta de computadores nas escolas, não é o recurso financeiro. Além disso apresentamos que junto a inserção de um recurso alternativo em sala de aula, propicia uma mudança na forma do aprendizado do aluno, fazendo com que o aluno se torne um sujeito crítico e reflexivo para a sociedade. A pesquisa, até então, é de cunho bibliográfico, onde pudemos consultar alguns livros tais como Informática e educação matemática (2007) e tecnologias digitais e educação matemática: sala de aula e internet em movimento (2013), e os parâmetros curriculares nacionais de matemática para podermos fundamentar teoricamente nossas ideias. Ao decurso de nossa pesquisa apresentamos como usar esse software em sala de aula, e como podemos superar as dificuldades da inserção das tecnologias na rede pública de ensino. Mostramos que não é impossível inserirmos o computador nas escolas.

Veja o artigo completo: PDF