Resumo Trabalho

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES

Autor(es): JOSEANE TAVARES BARBOSA e orientado por JEFFERSON DAGMAR PESSOA BRANDÃO

O presente artigo foi desenvolvido como ferramenta de estratégia de ensino de Matemática para as quatro operações no 6º ano do Ensino Fundamental II. Tendo como objetivo a percepção cognitiva dos alunos através dos jogos lúdicos inseridos nos diversos conteúdos do Ensino Fundamental de Matemática. Propiciando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, mais próxima da realidade dos mesmos na escola. O presente trabalho traz uma proposta de jogos lúdicos, a atividade lúdica intitulada como a “Corrida das quatro operações”, jogo que trabalha as quatro operações. Que podem ser utilizados em salas de aulas pelos professores, com um enfoque na conscientização ambiental, pois o jogo foi confeccionado e produzido a partir de resíduos que normalmente seriam descartados no meio ambiente. Foi desenvolvido como requisito para a disciplina de Laboratório de matemática I, no Instituto Federal da Paraíba- IFPB, no Campus de Campina Grande.

Veja o artigo completo: PDF