Resumo Trabalho

ENSINO DE LITERATURA AFRICANA AFRO-BRASILEIRA PARA DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Autor(es): √āNGELA ROBERTA CARNEIRO DE SOUSA

As rela√ß√Ķes hist√≥ricas e socioculturais entre √Āfrica e Brasil desenvolveram-se em per√≠odos como o colonial e em fen√īmenos como a ¬ďdi√°spora negra¬Ē, essa comunica√ß√£o transnacional construiu uma identidade caracterizada pela multiplicidade. Dessa forma, o ensino de manifesta√ß√Ķes liter√°rias, nas aulas de L√≠ngua Portuguesa, que abordam a representa√ß√£o das identidades do negro africano e afro-brasileiro, objetivando a valoriza√ß√£o cultural e a desconstru√ß√£o dos estere√≥tipos de inferioridade racial, contribui para o conhecimento hist√≥rico desses povos, a forma√ß√£o cr√≠tica do discente em face dos discursos √©tnico-raciais, bem como estimula a intera√ß√£o entre indiv√≠duos de diferentes etnias, promovendo assim, o aspecto da cidadania. O artigo trata-se de uma pesquisa de car√°ter bibliogr√°fico, apoiando-se nos estudos de GILROY (2001) e FANON (2008), ademais ser√£o utilizados os Par√Ęmetros Curriculares Brasileiros ¬Ė PCN¬ís (BRASIL,1998), bem como leis que asseguram e promovem o ensino da literatura afro-brasileira nas institui√ß√Ķes escolares. Portanto, presume-se que pr√°ticas educacionais das quais discutam textos liter√°rios que retratem a figura do africano e do afro-brasileiro auxiliam no desenvolvimento do estudante em suas habilidades e compet√™ncias nos campos das artes e das rela√ß√Ķes sociais.

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