Resumo Trabalho

PR√ĀTICAS DE LEITURA NO EST√ĀGIO SUPERVISIONADO: REFLEXOS PARA A FORMA√á√ÉO LEITORA

Autor(es): LET√ćCIA BEZERRA FRAN√áA

Este trabalho discute sobre as pr√°ticas de leitura desenvolvidas no Est√°gio Supervisionado II do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, atrav√©s do projeto de interven√ß√£o ¬ďLer, contar e encantar: Uma viagem pelo mundo das palavras¬Ē. Objetivou proporcionar momentos prazerosos por meio da conta√ß√£o de hist√≥ria, como estrat√©gia para a forma√ß√£o de sujeitos leitores e escritores, oportunizando-os a vivenciar situa√ß√Ķes aut√™nticas de constru√ß√£o do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa de campo e estudo bibliogr√°fico. Os dados foram constru√≠dos durante as observa√ß√Ķes e interven√ß√£o pedag√≥gica realizadas na escola campo de est√°gio, pelas estagi√°rias. O estudo bibliogr√°fico, traz reflex√Ķes acerca da import√Ęncia de instituir pr√°ticas efetivas de leitura no cotidiano escolar dos alunos, despertando o desejo de aprender, permitindo-os a redescoberta do ato de ler como campo m√°gico, ou uma forma de ver o mundo com outros olhos para criar, reelaborar sentidos, aprendizagens e acontecimentos. Os resultados revelam que as interven√ß√Ķes pedag√≥gicas mobilizaram a participa√ß√£o dos sujeitos, contribuindo para mudan√ßas no comportamento leitor dos alunos, despertando, com isso, o gosto pela leitura e a amplia√ß√£o do repert√≥rio liter√°rio. Atrav√©s de atividades como socializa√ß√£o de textos na sala de aula e em casa, promoveu o protagonismo em mediar novas hist√≥rias nos momentos de apresenta√ß√£o em que interagem com o mundo m√°gico da leitura, cabendo a escola oportunizar caminhos de ler, ouvir e contar hist√≥rias como ponte de desenvolvimento humano e de inser√ß√£o social.

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