Resumo Trabalho

POSSIBILIDADES DO ENSINO DE FILOSOFIA SOB A LEI 10.639/2003

Autor(es): LUCAS S√öLLIVAM MARQUES LEITE e orientado por GUILHERME DE PAIVA CARVALHO

O estudo em tela √© uma s√≠ntese do meu trabalho monogr√°fico, onde verificamos a incorpora√ß√£o de conte√ļdos referentes √† cultura africana e afro-brasileira no ensino de Filosofia a partir da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008. Realizamos uma pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educa√ß√£o B√°sica; Par√Ęmetros Curriculares Nacionais ¬Ė PCN¬ís; eixos estrat√©gicos que comp√Ķem a base estruturante do Plano Nacional de Implementa√ß√£o das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais e para o Ensino de Hist√≥ria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Al√©m da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, embasamo-nos nas Orienta√ß√Ķes Curriculares para o Ensino M√©dio ¬Ė Ci√™ncias Humanas e suas Tecnologias e na Lei 13.415 de fevereiro de 2017 ¬Ė documentos que orientam as institui√ß√Ķes de ensino quanto √†s suas atribui√ß√Ķes e responsabilidades sobre pol√≠ticas educacionais relacionadas com cultura africana e afro-brasileira na educa√ß√£o, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais e para o Ensino da Hist√≥ria da √Āfrica e da Cultura Afro-Brasileira. Para o prop√≥sito, tamb√©m foi necess√°rio analisarmos o Projeto Pedag√≥gico do curso de Licenciatura em Filosofia da UERN e da UFMT, materiais did√°ticos do PIBID da UFMT, respondendo a problem√°tica: como o ensino de Filosofia no Brasil se posiciona em rela√ß√£o √† proposta de inclus√£o de conte√ļdos relacionados √†s culturas africanas e afro-brasileiras? Neste trabalho, a discuss√£o bibliogr√°fica se d√° a partir de Noguera (2014). A reflex√£o aponta que o ensino de Filosofia no n√≠vel m√©dio precisa de uma abordagem pluralista, capaz de ressignificar o espa√ßo escolar.

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