Resumo Trabalho

REPRESENTA√á√ÉO FEMININA NO LIVRO DID√ĀTICO DE INGL√äS COM FOCO NO LETRAMENTO VISUAL

Autor(es): MARIA ELIZIA CAVALCANTE COSTA

Ler o mundo √© uma tarefa que somos constantemente convidados a realizar. O apelo da comunica√ß√£o atrav√©s de imagens requer de n√≥s leitores habilidades que nos permitam ler e explorar criticamente suas inten√ß√Ķes enquanto comunica√ß√£o multimodal. Este trabalho pretende analisar a representa√ß√£o da figura feminina no Livro Did√°tico de L√≠ngua Inglesa, com foco nos elementos visuais por ele veiculados. Usando como referencial te√≥rico a semi√≥tica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), (DESCADERCI, 2002) e o letramento visual (BAMFORD, 2000), (CALLOW, 1999; 2005, 2013) buscamos interpretar a abordagem dada aos elementos de representa√ß√£o feminina no livro do 9¬ļ ano do Ensino Fundamental ¬ďWay to English for Brazilian learners¬Ē da Editora √Ātica. Escolhemos como categorias de an√°lises os seguintes crit√©rios: a) como a identidade feminina √© retratada no Livro Did√°tico?; b) quais pap√©is s√£o representados?; e c) como promover a leitura cr√≠tica dessas representa√ß√Ķes? Nossa pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na leitura de referencial sobre o letramento visual e cr√≠tico, para possibilitar a an√°lise interpretativa dos dados encontrados. Observamos que o material analisado traz importantes elementos para desenvolver a consci√™ncia cr√≠tica com rela√ß√£o a temas como igualdade de g√™nero e o papel da mulher na sociedade. Seus textos visuais permitem desenvolver nos alunos a aten√ß√£o ao elemento imag√©tico como forma de engajamento social e cr√≠tico por meio do estudo da l√≠ngua.

Veja o artigo completo: PDF