Resumo Trabalho

O PAPEL DO MOVIMENTO SOCIAL NEGRO E A EMERG√äNCIA DAS POL√ćTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCA√á√ÉO DAS RELA√á√ēES √ČTNICO-RACIAIS P√ďS CONFER√äNCIA DE DURBAN, NA √ĀFRICA DO SUL.

Autor(es): KATIA MACEDO DUARTE

O presente estudo tem como tem√°tica o papel do Movimento Social Negro e a emerg√™ncia das Pol√≠ticas Educacionais para a Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais p√≥s confer√™ncia de Durban, na √Āfrica do Sul. Constitui com objetivo principal explicitar alguns pontos relevantes os principais eixos exclus√£o e abandono, ajudam a atender porque, apensar de existir uma lei garantindo a educa√ß√£o das crian√ßas negras e livre, estas foram conscientemente exclu√≠das do processo escolariza√ß√£o. Destacar o contexto de mudan√ßas sociais, favorecidas de estrat√©gias de mobiliza√ß√£o social, que emergiram os primeiros movimentos de protestos, ato coletivos moderno, que se constr√≥i na cena pol√≠tica, lutando contra as formas de domina√ß√£o social. O referencial te√≥rico sobre rela√ß√Ķes √©tnico-raciais √© de import√Ęncia fundamental para a realiza√ß√£o deste estudo foram analisados com base no referencial te√≥rico e est√° aportado em autores como: GON√áALVES (2000), MENDES (2013) SANTOS, (2014), entre outros. Portanto, vale ressaltamos, que o abandono a que foi relegada a popula√ß√£o negra motivou os movimentos negros do in√≠cio do s√©culo a chamar para si a tarefa de educar e escolarizar as suas crian√ßas, os seus jovens e, de um modo geral os adultos. Neste prisma, a Confer√™ncia de Durban, para os movimentos sociais brasileiros, pois redefiniu estrat√©gias de a√ß√£o pol√≠tica contra o racismo, que ocorreu pela primeira vez um debate de amplitude nacional sobre o racismo. A quest√£o das chamadas ¬ďcotas¬Ē passou a constituir ponto central na agenda do Movimento onde foi consolidada a necessidade de incorpora√ß√£o, por parte do governo brasileiro, de pol√≠ticas orientadas para os afrodescendentes. Esta pesquisa √© uma fonte bibliogr√°fica de contribuir para o fomento do debate sobre a importante contribui√ß√£o dos movimentos sociais no cen√°rio da educacional, pol√≠tico e social.

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