Resumo Trabalho

O TEXTO VERBO-IMAG√ČTICO E A REPRESENTA√á√ÉO SOCIAL DO POVO NEGRO NO LIVRO DID√ĀTICO

Autor(es): MARIA AM√ČLIA DA SILVA COSTA

O livro did√°tico se constitui, como uma importante ferramenta did√°tico-pedag√≥gica, para o ensino. Ele √© tamb√©m um instrumento de transmiss√£o de um pensamento e uma ideologia acerca dos temas sociais e pol√≠ticos que se desenvolvem ao longo da hist√≥ria. O objetivo desta pesquisa √© refletir sobre a representa√ß√£o do povo negro presente no texto verbo-imag√©tico apresentado no livro did√°tico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e descritiva, onde o objeto analisado foi o livro did√°tico do componente curricular Hist√≥ria, Cole√ß√£o √Āpis, da editora √Ātica, direcionado para o 4¬ļ e 5¬ļ ano do Ensino Fundamental. A lei 10.639/2003 que torna obrigat√≥rio o ensino de hist√≥ria e cultura afro-brasileira visa contribui para a desconstru√ß√£o da imagem inferiorizada e estereotipada do negro, que foi constru√≠da e disseminada ao longo da hist√≥ria. Entretanto o estudo apresentado mostra que as representa√ß√Ķes sociais mais recorrentes e expostas no livro did√°tico analisado, apontam que o texto imag√©tico funciona como um pr√≥prio testemunho direto ou indireto dos acontecimentos do passado. Representando o povo negro atrav√©s de uma vis√£o socialmente estereotipada, fato observado principalmente no texto n√£o verbal. Reflete-se que essas representa√ß√Ķes constru√≠das exercem influencia, no que se refere, a constru√ß√£o social da representatividade do povo negro que ajuda a formar nos alunos, bem como na identifica√ß√£o pessoal do aluno afrodescendente com seu povo. Conclui-se que tal representa√ß√£o deixa a desejar, pois omiti ou reduz a participa√ß√£o atuante do negro na sociedade atual.

Veja o artigo completo: PDF