Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA COMUNIDADE DO CATU/RN

Autor(es): PAULO V√ćCTOR DA SILVA FILGUEIRA

As comunidades rurais do nordeste brasileiro, v√™m enfrentando problemas relacionados a falta de infraestrutura e escassez de √°gua, indicadores relevantes por mensurar a situa√ß√£o socioecon√īmica e ambiental da sociedade local. Nessas comunidades de agricultores tradicionais, desfavorecidos de recursos financeiros, geralmente adota-se sistemas mais intensivo no que diz respeito √† m√£o de obra, buscando a reciclagem e o melhor uso dos escassos recursos ambientais. Neste contexto identificamos a comunidade do Catu, localizada entre os munic√≠pios de Goianinha e Canguaretama, no agreste potiguar. Trata-se de uma comunidade de remanescentes ind√≠genas que busca a sua sobreviv√™ncia sem perder de vista uma das caracter√≠sticas fundamentais de seu grupo √©tnico que √© a rela√ß√£o sustent√°vel com o meio ambiente. Apesar da influ√™ncia do mundo globalizado t√£o presente no modelo desenvolvimentista do Brasil, a comunidade do Catu busca preservar suas ra√≠zes culturais, trazendo, desta forma, um debate acerca das quest√Ķes ambientais, sociais e econ√īmicas. Portanto, o nosso trabalho tem como objetivo analisar o papel da escola na comunidade do Catu na perspectiva de preserva√ß√£o de seus valores √©tnicos entre os quais inserimos a preserva√ß√£o ambiental. Trata-se de um estudo de natureza explorat√≥ria e descritiva na medida em que revelar√° um processo de reflex√£o e an√°lise da realidade ambiental e educacional utilizando m√©todos e t√©cnicas para a compreens√£o detalhada do objeto de estudo. Como procedimentos de investiga√ß√£o utilizaremos a observa√ß√£o participante e entrevistas com professores que atuam na comunidade, buscando compreendera atua√ß√£o docente em comunidades √©tnicas.

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