Resumo Trabalho

A FORMA√á√ÉO DO LEITOR NA EDUCA√á√ÉO B√ĀSICA: O OLHAR DOS PROFESSORES

Autor(es): JOCELINHA MACENA DA SILVA

RESUMO: O presente trabalho versa sobre a forma√ß√£o leitora dos indiv√≠duos, mediada por uma pr√°tica pedag√≥gica de incentivo ao desenvolvimento do leitor. O mesmo apresenta como objetivo principal analisar as concep√ß√Ķes de leitura e forma√ß√£o leitora dos professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel Raimundo, na cidade de √Āgua Nova/RN, buscando compreender o que esses docentes pensam a respeito do papel da escola na constru√ß√£o de sujeitos leitores, especificamente na Educa√ß√£o B√°sica. A metodologia foi desenvolvida por meio da escrita de textos sobre si no qual os participantes da pesquisa puderam expor suas concep√ß√Ķes a respeito do trabalho com a leitura a partir de sua pr√≥pria forma√ß√£o. O referencial te√≥rico parte dos estudos de pesquisadores que buscam tecer uma discuss√£o numa perspectiva de leitura relevante para o ensino aprendizagem e para o desenvolvimento psicol√≥gico, cognitivo e social dos indiv√≠duos, bem como enquanto instrumento que pode promover a igualdade social. A partir da an√°lise dos dados foi poss√≠vel perceber que a leitura √© muito importante para a forma√ß√£o das pessoas na sociedade atual, sendo um fator determinante no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem dos indiv√≠duos. Portanto, a escola e o professor se destacam como fundamentais na concretiza√ß√£o de uma educa√ß√£o que vislumbre uma sociedade leitora.

Veja o artigo completo: PDF