Resumo Trabalho

A ARGUMENTA√á√ÉO EM AN√öNCIOS DE COSM√ČTICOS PARA MULHERES NEGRAS: DESDOBRAMENTOS SEMIOLINGU√ćSTICOS

Autor(es): JAMMARA OLIVEIRA VASCONCELOS DE S√Ā

Esta pesquisa tem como escopo analisar como se apresenta o modo de organiza√ß√£o argumentativo no g√™nero an√ļncio publicit√°rio de cosm√©tico destinado √†s mulheres negras no Brasil. Na esteira das pesquisas de Bhatia (2004) e de Sousa (2005), conceberemos o an√ļncio publicit√°rio de cosm√©tico como um g√™nero do dom√≠nio discursivo pertencente √† constela√ß√£o dos g√™neros promocionais de car√°ter persuasivo, com o prop√≥sito comunicativo de divulgar produtos indicados para a maquiagem e para os cuidados com a pele das mulheres. Assumiremos, tamb√©m, os pressupostos de Charaudeau (2008) no que tange aos modos de organiza√ß√£o do discurso. √Č necess√°rio salientar que dentre os quatro modos de organiza√ß√£o do discurso propostos pelo autor (enunciativo, descritivo, narrativo e argumentativo) deteremo-nos ao modo argumentativo que √© composto, segundo o autor, de pelo menos tr√™s elementos essenciais: uma asser√ß√£o de partida, uma de chegada e o terceiro elemento que representa a passagem entre A1 e A2. Diante do que foi apresentado, √† luz do m√©todo qualitativo nossa an√°lise observou 10 an√ļncios publicit√°rios de cosm√©ticos para mulheres negras. Nossas constata√ß√Ķes apontam para o fato de que os an√ļncios analisados amparam-se numa tese defendida e legitimada pelas transforma√ß√Ķes de uma realidade social brasileira que inclui a mulher negra tamb√©m como uma consumidora com poder de compra e, neste cen√°rio, pode escolher cosm√©ticos que se adaptam √†s caracter√≠sticas espec√≠ficas de seu corpo. Este panorama reafirma o quanto os g√™neros discursivos refletem aspectos da sociedade globalizada onde se inserem, destacando a relev√Ęncia de estudos que busquem analisar estes desdobramentos no discurso.

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