Resumo Trabalho

A CONSTRU√á√ÉO DE IDENTIDADES ATRAV√ČS DO CONTO AFRICANO: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA DA CULTURA AFRICANA E LITER√ĀRIA NA SALA DE AULA.

Autor(es): MARIA √ČRICA ISMAEL SILVA e orientado por SEBASTI√£O CARDOSO MARQUES

A literatura no ensino b√°sico vem colaborando satisfatoriamente na forma√ß√£o de leitores, √© necess√°rio fazer um debate a respeito das reformas curriculares e de novas leis que se referem √† manifesta√ß√£o da cultura africana na pr√≥pria cultura escolar, retomando a tem√°tica da identidade nacional brasileira. Levando dentro destas obras a identidade de personagens negros e de novas hist√≥rias de outra cultura, contribuindo assim para a constru√ß√£o de uma autoimagem positiva e quebra dos estere√≥tipos raciais. Entretanto, a pesquisa busca analisar contos liter√°rios infanto-juvenil de tem√°tica africana que possa servir de orienta√ß√£o para o trabalhado docente na sala de aula, passando a obter uma outra vis√£o da cultura africana, al√©m de trabalhar a identidade cultural, como tamb√©m os aspectos de lealdade, amizade, proporcionados nos variados contos encontrados na obra organizada por Anna Soler-Pont (O pr√≠ncipe medroso e outros contos africanos). Procuraremos contribuir tamb√©m com os avan√ßos nas pesquisas sobre o aprimoramento do estudo liter√°rio, colaborando para as pesquisas sobre a literatura africana e ensino, desmistificando quest√Ķes tabus dentro de uma que julga todas as formas de preconceito e mostrando outras diversidades de leitura que podem sim serem trabalhadas em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF