Resumo Trabalho

ORIENTA√á√ēES PARA A PRODU√á√ÉO DA REDA√á√ÉO ESCOLAR EM V√ćDEOS DO YOUTUBE

Autor(es): WANDERLEYA MAGNA ALVES

Resumo No presente trabalho, analisamos orienta√ß√Ķes para a produ√ß√£o da reda√ß√£o escolar em v√≠deos do YouTube, focalizando aspectos explorados na produ√ß√£o do texto dissertativo e as concep√ß√Ķes sobre escrita que as sustentam. Considerando o volume de materiais de cunho educativo voltado para este fim, bem como a quantidade cada vez mais crescente de estudantes/internautas, principalmente candidatos a processos seletivos que tem sua compet√™ncia escritora avaliada por meio de um texto dissertativo argumentativo, √© imprescind√≠vel que procuremos investigar o conte√ļdo dessas orienta√ß√Ķes e as concep√ß√Ķes que as sustentam, procurando observar a adequa√ß√£o e a consist√™ncia delas em rela√ß√£o √†s contribui√ß√Ķes recentes sobre texto e produ√ß√£o escrita advindas dos estudos da linguagem. Com base nesse entendimento, tra√ßamos como objetivos espec√≠ficos: i) conhecer que aspectos/elementos que recobrem o funcionamento textual/discursivo s√£o enfocados nas orienta√ß√Ķes sobre produ√ß√£o escrita recortadas para exame; ii) examinar as concep√ß√Ķes te√≥ricas que embasam as orienta√ß√Ķes expressas nos v√≠deos selecionados. Para a realiza√ß√£o deste estudo descritivo, de cunho interpretativo e car√°ter qualitativo, fundamentamo-nos em estudos acerca das m√≠dias digitais no ensino (MORAN, 1997; XAVIER, 2013), sobre ensino e produ√ß√£o de texto (GERALDI, 2012; PETRONI, 2008; VIDON, 2015, dentre outros), ancorados em contribui√ß√Ķes da perspectiva da An√°lise Dial√≥gica do Discurso. Nossas an√°lises revelam que n√£o h√° orienta√ß√£o substancial que leve o aluno a aprender escrever considerando as especificidades textuais (g√™neros do discurso) e recursos estil√≠sticos, haja vista a prioriza√ß√£o de uma estrutura textual abstrata, que n√£o se coaduna com as pr√°ticas sociais de linguagem encontradas nas mais diversas esferas da a√ß√£o humana.

Veja o artigo completo: PDF