Resumo Trabalho

DA COR DE √ČBANO: HIST√ďRIA, ARTE E EST√ČTICA NA VALORIZA√á√ÉO DA NEGRITUDE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autor(es): ANDREZA DE OLIVEIRA ANDRADE

O presente texto prop√Ķe reflex√Ķes acerca da instrumentaliza√ß√£o da Lei 10.639/03 que torna obrigat√≥rio o ensino de hist√≥ria e cultura afro-brasileira, dentro de a√ß√Ķes transdisciplinares realizadas pelas disciplinas de Artes e Hist√≥rias, voltadas √† valoriza√ß√£o da experi√™ncia hist√≥rica e da est√©tica afro-brasileira no contexto do espa√ßo escolar do Centro Estadual de Ensino Profissional H√©lio Xavier de Vasconcelos na cidade de Extremoz ¬Ė RN. A presente abordagem, diz respeito ao desenvolvimento de a√ß√Ķes conjuntas transdisciplinares promovidas atrav√©s de um projeto conjunto entre o Departamento de Hist√≥ria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a escola, atrav√©s do qual veem sendo promovidas oficinas did√°ticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a forma√ß√£o s√≥cio hist√≥rica e cultural brasileira, diversidade √©tnica, cultural e racismo. De modo a promover o enfrentamento ao racismo no ambiente escolar, al√©m de promover a valoriza√ß√£o da negritude, de modo a sensibilizar os/as alunos/as a se reconhecerem de forma positiva como part√≠cipes da identidade afro-brasileira, em um contexto escolar marcado por uma maioria √©tnica afrodescendente que n√£o v√™ de forma positiva esta identidade, nem mesmo consegue vislumbrar a pr√°tica e a perpetua√ß√£o do racismo, manifesto em seu cotidiano. As a√ß√Ķes did√°ticas envolvem o projeto de extens√£o ¬ďDi√°logos sobre diversidade¬Ē e atividades da disciplina eletiva de artes, cujo foco central √© a promo√ß√£o e valoriza√ß√£o da identidade afrodescendente, por meio de atividades art√≠stica, como arte fotogr√°fica, no intuito de valorizar a est√©tica negra no ambiente escolar, culminando com um ensaio fotogr√°fico e uma exposi√ß√£o.

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