Resumo Trabalho

O POSICIONAMENTO COMO CATEGORIA DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DID√ĀTICA

Autor(es): IVONILDO DA SILVA REIS

Numa perspectiva que vai de encontro a um ensino prescritivo da l√≠ngua, o qual privilegia normas e imposi√ß√Ķes, o presente trabalho busca oferecer um caminho te√≥rico e pr√°tico tendo por tema a categoria discursiva do posicionamento. Para isso, pautamo-nos na concep√ß√£o funcionalista da linguagem e no ensino como espa√ßo de reflex√£o para criar uma atividade de leitura e escrita direcionada ao ensino fundamental de 3¬ļ e 4¬ļ ciclos, tendo por refer√™ncias os Par√Ęmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de L√≠ngua Portuguesa (BRASIL, 1988) e autores tais como Bakthin (2003), P√™ucheux (1997), Maingueneau (2006), van Dijk (2008, 2010) e Cola√ßo (1998). Nossa metodologia consiste numa discuss√£o te√≥rica aliada √† proposi√ß√£o de tarefas que abordam o posicionamento como mecanismo utilizado nos textos, o qual se presta a influenciar os discursos dos sujeitos. Sob essa perspectiva, os posicionamentos podem servir para manter as desigualdades sociais ou podem se prestar √† contesta√ß√£o das rela√ß√Ķes assim√©tricas de poder. Como resultado da aplica√ß√£o da atividade, identificamos que a maior parte dos alunos se encontram no n√≠vel de leitura metal√≠ptico, visto que, durante a intera√ß√£o e a resolu√ß√£o dos itens, eles relacionaram as situa√ß√Ķes abordadas no texto ao seu contexto de forma situada, identificando a categoria de posicionamento como aspecto relevante para compreens√£o dos sentidos do texto. Verificamos assim a necessidade de a escola adotar o ensino de L√≠ngua Portuguesa como espa√ßo para a reflex√£o cr√≠tica, unindo teoria e pr√°tica, as quais emergem da vis√£o de l√≠ngua como mat√©ria viva e cotidiana de nossa sociedade.

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