Resumo Trabalho

EDUCA√á√ÉO PARA AS RELA√á√ēES √ČTNICO-RACIAIS: UMA AN√ĀLISE DA LEI 10.639/2003 NO CONTEXTO ESCOLAR

Autor(es): DAIANE DUPRAT SERRANO e orientado por GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS

O artigo aborda a relev√Ęncia da Lei 10.639/2013 na luta por uma educa√ß√£o antirracista, com vistas a combater o preconceito causador da invisibilidade dos afrodescendentes no contexto escolar. Para isso, mister se faz analisarmos como as diretrizes curriculares nacionais para a educa√ß√£o das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais e para o ensino de hist√≥ria e cultura afro-brasileira e africana s√£o ressignificadas na Escola Estadual A√≠da Ramalho Cortez Pereira, em Mossor√≥/RN. Destacamos o protagonismo do movimento negro no processo de cria√ß√£o dessa pol√≠tica p√ļblica durante o governo Lula e a necessidade de descolonizar o curr√≠culo. Objetivamos investigar a exist√™ncia de uma educa√ß√£o para as rela√ß√Ķes √©tnico-raciais no projeto pol√≠tico-pedag√≥gico da referida escola e como os/as professores/as ressignificam a mencionada lei nas aulas das disciplinas de artes, hist√≥ria e sociologia, no ensino m√©dio. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um levantamento bibliogr√°fico com autores/as que trabalham a tem√°tica em tela para dar arrimo ao nosso estudo sobre a import√Ęncia do ensino da hist√≥ria e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do Brasil. Outrossim, para saber como se estabelece a ressignifica√ß√£o da legisla√ß√£o no estabelecimento de ensino, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores/as das disciplinas de artes, hist√≥ria e sociologia nessa unidade escolar. N√£o obstante as dificuldades inerentes a qualquer escola p√ļblica, a escola A√≠da Ramalho consegue ressignificar a Lei 10.639/2003 e suas respectivas diretrizes dentro daquele contexto escolar.

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