Resumo Trabalho

A PR√ĀTICA DOCENTE E A EDUCA√á√ÉO DAS RELA√á√ēES √ČTNICO-RACIAIS

Autor(es): MARIA DA PAZ CAVALCANTE

O trabalho discute sobre a pr√°tica docente numa rela√ß√£o com a educa√ß√£o das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais. Objetiva refletir sobre um processo de forma√ß√£o, de uma professora de Hist√≥ria, articulado √† discuss√Ķes acerca da educa√ß√£o das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimento a observa√ß√£o reflexiva. A partir do conte√ļdo do v√≠deo TED: o perigo de uma hist√≥ria √ļnica (2009) de Chimamanda Ngozi Adichie, ocorreu uma reflex√£o sobre o ensino de Hist√≥ria como espa√ßo de reconhecimento de diferentes culturas e de valoriza√ß√£o e respeito pela cultura do outro, no fortalecimento das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais. Cultivando sentimentos de ser, saber e saber-fazer na profiss√£o, averiguamos que a professora expressa mudan√ßas que v√™m ocorrendo na sua pr√°tica de modo a possibilitar ao aluno o acesso a m√ļltiplas hist√≥rias e √† interpreta√ß√Ķes cr√≠ticas sobre elas. Para isso, a docente destacou a relev√Ęncia de diversas fontes para fundamentar o ensino-aprendizagem e um ensino que problematize as contribui√ß√Ķes dos diversos atores sociais, de diferentes origens √©tnicas e culturais. As reflex√Ķes apresentadas podem contribuir na ressignifica√ß√£o da pr√°tica docente de professores de hist√≥ria, convergindo para o desenvolvimento de conhecimentos que os capacite, cada vez mais, a intervir na realidade, refletir e repensar a sua atua√ß√£o e se reconstruir como profissional e cidad√£o.

Veja o artigo completo: PDF