Resumo Trabalho

HIST√ďRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DIFICULDADES E DESAFIOS

Autor(es): KELSON G√ČRISON OLIVEIRA CHAVES

O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma reflex√£o que enfoca desafios e dificuldades que dizem respeito ao ensino de Hist√≥ria e Cultura Afro-brasileira. Este assunto reaparece nas discuss√Ķes acerca do ensino de Hist√≥ria e Ci√™ncias Sociais. E n√£o √© por acaso: os estudos e pol√≠ticas realizadas pelos √≥rg√£os oficiais sempre destacam um baixo grau de institucionaliza√ß√£o da lei 10.639/2003, assim como uma aplica√ß√£o desigual no que tange ao todo do territ√≥rio nacional. Inicialmente a explica√ß√£o da pouca institucionaliza√ß√£o da lei da qual tratamos figuravam a pouca exist√™ncia de materiais de refer√™ncia e did√°ticos voltados a Hist√≥ria de √Āfrica. Atualmente, esses materiais j√° s√£o ofertados at√© certa abund√Ęncia. No entanto, esse fato n√£o alterou substancialmente o quadro de pouca institucionaliza√ß√£o e implementa√ß√£o do ensino de Hist√≥ria e Cultura Afro-brasileira. Que estrat√©gias colocar na mesa para super√°-lo? Essa e outras quest√Ķes ser√£o tratadas no presente texto. Neste artigo, procura-se abordar quais s√£o suas atuais dificuldades de implementa√ß√£o, e, principalmente, perceber o que a n√£o implementa√ß√£o acarreta na pr√°tica docente nas disciplinas das chamadas ci√™ncias humanas. Al√©m disso, constr√≥i-se, neste artigo, uma reflex√£o sobre o que se pode ganhar, em termos pedag√≥gicos, curriculares e sociais, de forma√ß√£o do ¬ďrefletir historicamente e sociologicamente¬Ē, com a institui√ß√£o da lei 10.639/2003, bem como a problem√°tica, e as consequ√™ncias, de sua n√£o aplica√ß√£o: em suma, o que se perde, no que se refere ao ensino das humanidades com a n√£o implementa√ß√£o, isto √©, com o n√£o ensino de Hist√≥ria e Cultura Afro-brasileira.

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