Neste trabalho apresentamos as reflexões sobre o currículo da educação infantil enfatizando a necessidade das práticas educativas voltarem-se para as peculiaridades das crianças, principalmente para a valorização de suas diversidades culturais, preparando-as para conviver numa sociedade diversificada e em constante mudança. As reflexões desenvolvidas fundamentam-se nos trabalhos de Canen (2002), Kramer(1994), Lima (2010), Moreira e Candau (2007), dentre outros, tendo em vista que ambos discutem a questão do currículo escolar. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, realizada em quatro Centros Municipais de Educação Infantil, envolvendo quatro professoras. As reflexões apontam que o trabalho com as diversidades culturais tornam-se mais ricos quando abordados através de histórias, brincadeiras e jogos. Demonstram também que há uma fragilidade na formação dos profissionais da educação infantil quanto ao trabalhar com as diversidades culturais, permitindo que as atividades voltadas para as diversidades nos centros de educação infantil ainda sejam tímidas, limitando-se as datas comemorativas, bem como a ações isoladas, resultando na constituição de um currículo descontextualizado e fragmentado.