A utilização de oficinas pedagógicas pode ser um dos meios utilizados pelo professor como forma de instrumentalizar suas aulas, viabilizando o enquadramento de variadas modalidades de ensino. O relato objetivou identificar a percepção de alunos do Ensino Médio, em relação às plantas e relatar o uso de jogos no ensino formal desses alunos. Durante a etapa de regência do 1° módulo do Programa Residência Pedagógica, realizado em uma escola pública, no município de Pinheiro – MA, foram realizadas duas oficinas nos dias 14 e 23 de junho de 2023, quanto ao conteúdo de Botânica nas turmas do ensino médio: Uma exposição com materiais didáticos das disciplinas de Botânica e resultados preliminares da pesquisa sobre impactos ambientais e florística em restingas do Maranhão, realizadas pelo Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro -MA; a aplicação de um teste aos alunos que versava sobre os conceitos básicos de botânica usando o ensino por investigação com jogo de investigação criminal. As oficinas auxiliaram no diagnóstico da impercepção botânica, bem como dificuldades na leitura e escrita, o que pode ser trabalhado em futuras intervenções na escola. A atividade com o jogo didático também favoreceu a construção de conhecimentos sobre interpretação textual em conexão com a área da Biologia. Possibilitou o favorecimento de habilidades e competências através do trabalho em grupo, onde os alunos puderam compartilhar ideais para a solução dos problemas.