Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE "A CAIXA DO SEU ALFABETO"

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102974
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 2785
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE "A CAIXA DO SEU ALFABETO""
    "resumo" => "Este trabalho traz um relato de experiência de uma atividade intitulada "A Caixa do Seu Alfabeto" realizada na Escola Municipal “Nossa Senhora de Lourdes” na cidade de Campo Maior - Piauí. A atividade teve um planejamento antecipado que objetivou estimular a leitura e a escrita das crianças de maneira lúdica com foco em despertar o interesse de aprender. A brincadeira consistiu em retirar objetos de uma caixa e escrever seus nomes no quadro e depois ler. A maioria das crianças conseguiu escrever corretamente, enquanto algumas precisaram de ajuda. Foi observado o nível de alfabetização em que cada um se encontrava, sendo que a maioria estava na fase alfabética, enquanto a outra parte estava na fase silábica com valor sonoro. A base teórica foi composta por teóricos da área da alfabetização, lúdico e letramento como: Soares (2020), Rios (2009), Andrade (2008). O lúdico foi o foco porque ajuda no desenvolvimento da criança, traz envolvimento na atividade e desenvolve habilidades como coordenação motora e fala. As crianças demonstraram interesse e curiosidade pela caixa e seus objetos, levando assim, ao sucesso na conclusão dos objetivos da brincadeira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2785_TB354_20112023104231.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAGO RHUÃ RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IAGO RHUA"
    "autor_email" => "iagorhuaribeirosilva18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102974
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 2785
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE "A CAIXA DO SEU ALFABETO""
    "resumo" => "Este trabalho traz um relato de experiência de uma atividade intitulada "A Caixa do Seu Alfabeto" realizada na Escola Municipal “Nossa Senhora de Lourdes” na cidade de Campo Maior - Piauí. A atividade teve um planejamento antecipado que objetivou estimular a leitura e a escrita das crianças de maneira lúdica com foco em despertar o interesse de aprender. A brincadeira consistiu em retirar objetos de uma caixa e escrever seus nomes no quadro e depois ler. A maioria das crianças conseguiu escrever corretamente, enquanto algumas precisaram de ajuda. Foi observado o nível de alfabetização em que cada um se encontrava, sendo que a maioria estava na fase alfabética, enquanto a outra parte estava na fase silábica com valor sonoro. A base teórica foi composta por teóricos da área da alfabetização, lúdico e letramento como: Soares (2020), Rios (2009), Andrade (2008). O lúdico foi o foco porque ajuda no desenvolvimento da criança, traz envolvimento na atividade e desenvolve habilidades como coordenação motora e fala. As crianças demonstraram interesse e curiosidade pela caixa e seus objetos, levando assim, ao sucesso na conclusão dos objetivos da brincadeira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2785_TB354_20112023104231.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAGO RHUÃ RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IAGO RHUA"
    "autor_email" => "iagorhuaribeirosilva18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho traz um relato de experiência de uma atividade intitulada "A Caixa do Seu Alfabeto" realizada na Escola Municipal “Nossa Senhora de Lourdes” na cidade de Campo Maior - Piauí. A atividade teve um planejamento antecipado que objetivou estimular a leitura e a escrita das crianças de maneira lúdica com foco em despertar o interesse de aprender. A brincadeira consistiu em retirar objetos de uma caixa e escrever seus nomes no quadro e depois ler. A maioria das crianças conseguiu escrever corretamente, enquanto algumas precisaram de ajuda. Foi observado o nível de alfabetização em que cada um se encontrava, sendo que a maioria estava na fase alfabética, enquanto a outra parte estava na fase silábica com valor sonoro. A base teórica foi composta por teóricos da área da alfabetização, lúdico e letramento como: Soares (2020), Rios (2009), Andrade (2008). O lúdico foi o foco porque ajuda no desenvolvimento da criança, traz envolvimento na atividade e desenvolve habilidades como coordenação motora e fala. As crianças demonstraram interesse e curiosidade pela caixa e seus objetos, levando assim, ao sucesso na conclusão dos objetivos da brincadeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.