Este trabalho traz um relato de experiência de uma atividade intitulada "A Caixa do Seu Alfabeto" realizada na Escola Municipal “Nossa Senhora de Lourdes” na cidade de Campo Maior - Piauí. A atividade teve um planejamento antecipado que objetivou estimular a leitura e a escrita das crianças de maneira lúdica com foco em despertar o interesse de aprender. A brincadeira consistiu em retirar objetos de uma caixa e escrever seus nomes no quadro e depois ler. A maioria das crianças conseguiu escrever corretamente, enquanto algumas precisaram de ajuda. Foi observado o nível de alfabetização em que cada um se encontrava, sendo que a maioria estava na fase alfabética, enquanto a outra parte estava na fase silábica com valor sonoro. A base teórica foi composta por teóricos da área da alfabetização, lúdico e letramento como: Soares (2020), Rios (2009), Andrade (2008). O lúdico foi o foco porque ajuda no desenvolvimento da criança, traz envolvimento na atividade e desenvolve habilidades como coordenação motora e fala. As crianças demonstraram interesse e curiosidade pela caixa e seus objetos, levando assim, ao sucesso na conclusão dos objetivos da brincadeira.