O texto objetiva demonstrar como a afetividade influenciou práticas de residentes em atividades docentes no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Dentre as escolas-campo pertencentes ao Subprojeto de PRP mencionado, foi escolhida a EEM Lauro Rebouças de Oliveira (Limoeiro do Norte-CE) como locus no qual as experiências relatadas neste trabalho foram desenvolvidas. Destaca-se a importância da afetividade expressa pelos participantes deste trabalho, quando interagiram com os alunos por meio de docência em Química. Desde a semana pedagógica na escola, no início do ano letivo, eles participaram das atividades, até o último dia de aula do primeiro semestre letivo do ano de 2023, desenvolvendo, sobretudo, diferentes ações em regência de aula. As anotações no diário de campo deles, assim como suas discussões e diálogos em reuniões no PRP, foram usadas como insumos para refletir sobre a observação do comportamento dos alunos da educação básica. Neste sentido, as vivências no PRP, oriundas dentro e foram da sala de aula foram analisadas e, então, registradas com base no aspecto afetivo dos processos de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que a afetividade entre residentes e alunos foi satisfatória, estimulando posteriormente a aprendizagem de conteúdos químicos por meio do ensino promovido pelos residentes.