O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas.