Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103174
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL"
    "resumo" => "O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1396_TB579_16112023211956.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CESAR LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => "julio.silva@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103174
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL"
    "resumo" => "O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1396_TB579_16112023211956.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CESAR LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => "julio.silva@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.