Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA A PARTIR DE UM ACERVO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103342
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 779
    "inscrito_id" => 6747
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA A PARTIR DE UM ACERVO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Surgido a partir de um Projeto de extensão, o Acervo Didático (AD) de Ciências Biológicas promove meios para que alunos e professores atuantes ou em processo de formação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) obtenham recursos didáticos que os auxiliem no desenvolvimento de atividades embasadas em metodologias diferenciadas, a fim de fomentar melhorias nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A pesquisa consistiu em analisar os dados de empréstimos dos recursos didáticos disponíveis no AD e caracterizar a utilização dos mesmos por membros dos projetos e ações educacionais oferecidos pela universidade. Os resultados mostram que a maior taxa dos empréstimos foi feita por alunos matriculados em disciplinas de Prática como Componente Curricular, previstas na grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguidos do Estágio Supervisionado e Programa Residência Pedagógica. A maioria retirou materiais eletrônicos, como Datashow para realização de regências, além de materiais para produzirem recursos didáticos diferenciados. Inferimos que muitas escolas não têm infraestrutura para a realização de aulas diferenciadas, reforçando a importância do AD para a articulação da formação docente às demandas reais das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6747_TB779_20112023102700.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRANY CAROLINA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "LORRANY"
    "autor_email" => "lorrany.fonseca@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103342
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 779
    "inscrito_id" => 6747
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA A PARTIR DE UM ACERVO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Surgido a partir de um Projeto de extensão, o Acervo Didático (AD) de Ciências Biológicas promove meios para que alunos e professores atuantes ou em processo de formação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) obtenham recursos didáticos que os auxiliem no desenvolvimento de atividades embasadas em metodologias diferenciadas, a fim de fomentar melhorias nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A pesquisa consistiu em analisar os dados de empréstimos dos recursos didáticos disponíveis no AD e caracterizar a utilização dos mesmos por membros dos projetos e ações educacionais oferecidos pela universidade. Os resultados mostram que a maior taxa dos empréstimos foi feita por alunos matriculados em disciplinas de Prática como Componente Curricular, previstas na grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguidos do Estágio Supervisionado e Programa Residência Pedagógica. A maioria retirou materiais eletrônicos, como Datashow para realização de regências, além de materiais para produzirem recursos didáticos diferenciados. Inferimos que muitas escolas não têm infraestrutura para a realização de aulas diferenciadas, reforçando a importância do AD para a articulação da formação docente às demandas reais das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6747_TB779_20112023102700.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRANY CAROLINA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "LORRANY"
    "autor_email" => "lorrany.fonseca@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Surgido a partir de um Projeto de extensão, o Acervo Didático (AD) de Ciências Biológicas promove meios para que alunos e professores atuantes ou em processo de formação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) obtenham recursos didáticos que os auxiliem no desenvolvimento de atividades embasadas em metodologias diferenciadas, a fim de fomentar melhorias nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A pesquisa consistiu em analisar os dados de empréstimos dos recursos didáticos disponíveis no AD e caracterizar a utilização dos mesmos por membros dos projetos e ações educacionais oferecidos pela universidade. Os resultados mostram que a maior taxa dos empréstimos foi feita por alunos matriculados em disciplinas de Prática como Componente Curricular, previstas na grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguidos do Estágio Supervisionado e Programa Residência Pedagógica. A maioria retirou materiais eletrônicos, como Datashow para realização de regências, além de materiais para produzirem recursos didáticos diferenciados. Inferimos que muitas escolas não têm infraestrutura para a realização de aulas diferenciadas, reforçando a importância do AD para a articulação da formação docente às demandas reais das escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.