O presente trabalho busca relatar as atividades de iniciação filosófica na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Castro - localizada no bairro Xaxim, na cidade de Curitiba/PR. A proposta se desenvolveu a partir do projeto de extensão “Filosofia na Infância: Diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, que tem o objetivo de incentivar o acolhimento e desenvolvimento da iniciação filosófica junto à Escola Básica. Esta experiência ocorreu no segundo semestre letivo de 2022, onde os alunos puderam experimentar o pensar e o fazer filosófico por meio de uma tríade metodológica interdisciplinar: literatura, reflexão filosófica e atividades práticas. A metodologia utilizada foi a da comunidade de investigação inspirada no trabalho de Matthew Lipman e Ann Margareth Sharp. O processo de iniciação filosófica obteve resultados promissores na primeira experiência com conceitos e linguagem, através da prática da escuta ativa as crianças conheceram novos caminhos para o processo do conhecimento. A literatura infantil foi uma aliada em todo o processo da experimentação filosófica, através da mediação de leitura e atividades práticas, os conceitos foram compreendidos e assimilados no escopo linguístico.