O presente relato tem como principal objetivo descrever o acompanhamento dos Conselhos de Classe do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp-UFPE). A experiência foi vivenciada durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Ciências Sociais, promovida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em conjunto com a UPE (Universidade de Pernambuco). O objeto de estudo delimita-se na abordagem dos Conselhos de Classe e sua relação com a Educação em Direitos Humanos. Os objetivos específicos são: explicar como se organizam os Conselhos de Classe do CAp-UFPE e refletir sobre o diferencial da participação nessa experiência na formação docente das residentes. A metodologia empregada para análise das atividades desenvolvidas fundamenta-se na abordagem qualitativa através da revisão documental dos regimentos da escola e na observação participante em 4 reuniões do conselho de classe durante 2022 e 2023. Os resultados apontam para percepção desses espaços como instrumento pedagógico fundamental para o fortalecimento da Educação em Direitos Humanos na escola, pois é responsável pela garantia de um momento participativo onde os saberes e opiniões de alunos e docentes são valorizados na coletividade. Essa abordagem possui um caráter transformador e disruptivo que colabora com a construção da criticidade sobre o trabalho pedagógico, respeito à movimentação de ideias e colabora com novos modos de pensar a sala de aula.