Dentre as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para promoção de uma prática educativa que estimule o prazer, a criatividade e a participação ativa, destaca-se a atividade lúdica, que proporciona uma aprendizagem mais prazerosa, atrativa e significativa para os alunos. O presente artigo expressa elementos de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID em que se discute a construção de práticas pedagógicas que envolvam a ludicidade na escola. Sob o referencial da ação-reflexão-ação, a investigação tem buscado compreender, reconhecer e conhecer as reais funções e substancialidade das brincadeiras, jogos e ludicidade para o desenvolvimento social e processo de aprendizagem da criança no Ensino Fundamental I. Diante das informações levantadas, pode-se ressaltar que os jogos e as brincadeiras, trabalhados como ferramentas pedagógicas, favorecem a construção do conhecimento. Por meio do prazer e da diversão, estimulam o conhecimento de forma significativa e contribuem na construção do saber, no desenvolvimento das interações sociais entre as crianças e na aprendizagem escolar.